Sabe realmente o que acontece quando roemos as Unhas? Nem pensamos nisso mas é Assustador!

0 713

O ato de roer as unhas é bastante mais comum do que muita gente imagina. Momentos de stress, tensão, nervosismo ou aflição, são motivos comuns que levam muitas pessoas a roer as unhas. Após algum tempo muita pessoas passam a ter este hábito no seu dia-a-dia, passando a ser um verdadeiro vício incontrolável, sem sequer pensarem nos malefícios associados a esse ato aparentemente apenas inestético!  Veja quais as consequências de roer as unhas para o seu organismo e mentalize-se que se o faz, deve deixar de o fazer, a tudo o custo e com urgência:

unhas_roer

O hábito ou vício das pessoas de roerem as unhas pode potencializar as hipóteses de danos à saúde do seu organismo que a esmagadora maioria das pessoas nem imagina. Este hábito é considerado um problema sério pelos especialistas, é considerada cientificamente como um transtorno obsessivo que recebe o nome de onicofagia. Além de ser um problema que pode acabar com a estética de nossas mãos, o pior de tudo são as consequências para o organismo humano de transmitir vários germes e vírus para a sua boca e seguidamente para o resto do organismo.

Comer ou roer suas unhas gera um transporte absurdo de germes que ficam por baixo da região da sua unha até a boca. Muitas vezes, o transtorno obsessivo chega a ser tão grave, que em muitos casos algumas pessoas além da unha começam também a roer a pele ao redor das unhas e, junto disso, a cutícula. Rompendo a camada que envolve o seu dedo, o risco de proliferação de patogénios, micróbios e vírus aumentam em 80%, segundo  os especialistas em infecciologia.

Esse costume negativo muitas vezes inicia-se ainda em criança, seguindo o mau exemplo dos pais ou alguma pessoa do entorno. A escola de Freud afirma que roer as unhas são uma manifestação de ansiedade de castração, ou seja, um meio de cada indivíduo descarregar os problemas que resulta em transtorno obsessivo.

Além de causar possíveis deformidades físicas e estéticas nas mãos, comer as unhas podem prejudicar, também, seus dentes e lábios com extremos desgastes. Desenvolvendo este transtorno,  as suas unhas não vão crescer gerando uma alteração na anatomia que resulta em traumatismo no leito ungueal. Além disso, feridas feias e dolorosas podem causar infeções nas gengivas e garganta quando entra em contacto com a boca.

Milhares de pessoas conseguiram vencer este vício com a ajuda de médicos que podem facultar informações e orientar para um tratamento.

Partilhe com os seus amigos esta informação, certamente tem no seu entorno pessoas que sofrem deste problema e desconhecem as consequências!

You might also like